quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A prostituta e seu Senhor

     "VOCÊ pode esperar. DEUS não.” Foi com essa frase que a minha noite de evangelismo começou. Foi a segunda vez que o “Reação na madrugada” saiu, obviamente, de madrugada para mapear/evangelizar. Dessa vez, fomos acompanhar o Pr. Eric Reese, missionário americano que mora no Brasil e evangeliza prostitutas e travestis há 7 anos.
     Ao contrário de mim, não foi a primeira vez das meninas e meninos ali da Sernambetiba, da Atlântica e dos becos da Lapa. A maioria deles já conheciam o trabalho do pr. Eric e carinhosamente o apelidaram de “pr. Mike Tyson”. Pr. Eric é alto, forte, negro e tem cara de mal. Faz um certo sentido, né? Pois bem, nos encontramos por volta de meia noite, na casa do pr. Eric. Ele nos passou algumas orientações, oramos e num pulo saímos. Literalmente. Após a oração, pr. Eric deu um pulo da poltrona onde estava e disse “Vamos!”. E fomos. Entramos todos no carro dele e saímos rumo à praia. A estratégia era simples. Ele estacionava e saía – também num pulo – do carro. Um de nós fazia o mesmo e o acompanhava. Em seguida, nos aproximávamos de uma das meninas, meninos ou grupos, nos apresentávamos e, a partir daí, era o Espírito Santo que mandava. E mandou!
     A minha primeira vez, como não poderia deixar de ser, foi inesquecível. Pastor Eric pulou para fora do carro e eu pulei atrás dele. Andamos em direção a um ponto de ônibus e nos aproximamos de duas meninas, as quais estavam ali paradas. Quando estávamos a três passos delas, um carro se aproximou. Era um cliente. Pr. Eric parou de andar e eu parei também. Uma delas fez um “5” com a mão, estendeu o braço e energicamente balançando-o disse: “Ei, ei, pode esperar! Espera, espera! VOCÊ pode esperar. DEUS não.” E foi assim, após essa advertência ao cliente voluptuoso, que o pr. Eric me apresentou a elas e o Espírito agiu.